GRI 103-2; 103-3; ODS 3
As atividades e programas de promoção de saúde do Espaço Viver Bem são abertas a todos os clientes Unimed Circuito das Águas de forma livre e gratuita. São benefícios pensados para diferentes grupos de clientes com diferentes condições de saúde. O objetivo é auxiliá-los na melhoria da qualidade de vida e na prevenção a complicações e outras doenças crônicas evitáveis. As metas estabelecidas para os programas registrados na ANS tem prazo para serem alcançadas em março de cada ano, portanto este relatório não apresenta os resultados finais relacionados às metas, pois a coleta de dados é encerrada em dezembro do ano base do relatório.
As atividades são realizadas por uma equipe multidisciplinar, sob a coordenação de Alex Ribeiro Pinto, Médico de Família, coordenador do Espaço Viver Bem Unimed.
Em 2020, algumas atividades presenciais foram adaptadas, quando possível, ao formato virtual. Outras foram suspensas e posteriormente retomadas ou permaneceram aguardando retorno.
Também foi realizado o primeiro módulo do Curso de Gestantes Online para clientes Unimed.
Programa de combate ao sedentarismo. Devido à pandemia as atividades presenciais ocorreram em janeiro e fevereiro e foram retomadas de forma online a partir de abril.
2018 | 2019 | 2020 | |
Número de atividades realizadas presencialmente | 60 | 77 | 18 |
Número médio de clientes por atividade presencial | 25 | 29 | 27 |
Número de atividades realizadas virtualmente | – | – | 158 |
Número médio de clientes por atividade virtual | – | – | 31 |
Programa de controle e combate ao Diabetes.
2018 | 2019 | 2020 | meta | |
Percentual de frequência dos inscritos nas avalições médicas e nutricionais | 38,20% | 18,03% | 29,20% | 50% |
Percentual de frequência dos inscritos nas atividades educativas coletivas oferecidas no programa | 21,30% | 28,70% | 37,17% | 50% |
Percentual de beneficiários inscritos com IMC acima de 25kh que perderam 5% de peso em 1 ano | 8,33% | – | 0% | 30% |
Percentual de beneficiários que não realizavam atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana e passaram a realizar no final de 12 meses | 21,05% | 28,60% | 27,27% | 30% |
Programa de Cessação do Tabagismo.
2018 | 2019 | 2020 | |
Número de grupos | 1 | 1 | 2 |
Clientes que pararam de fumar | 2 | 0 | 0 |
Total de clientes beneficiados | 8 | 10 | 2 |
Programa de saúde física, mental e social do indivíduo.
2018 | 2019 | 2020 | |
Número de reuniões realizadas | 13 | 24 | 17 |
Número médio de clientes por reunião | 8 | 9 | 8 |
Programa para clientes portadores de doenças crônicas.
2018 | 2019 | 2020 | |
Número de palestras educativas | 8 | 12 | 40 |
Número médio de clientes por palestra/orientações | 10 | 8 | 46 |
Programa para clientes com perfil de caso complexo de saúde.
2018 | 2019 | 2020 | |
Clientes aderidos | 20 | 24 | 29 |
Programa para clientes com uso contínuo de medicamentos.
2018 | 2019 | 2020 | |
Clientes atendidos | 34 | 47 | 73 |
Promoção de atividade física em praças públicas para clientes e comunidade. Em 2020 os eventos foram realizados apenas nos meses de janeiro e fevereiro.
2018 | 2019 | 2020 | |
Número de atividades | 7 | 8 | 2 |
Número médio de participantes por evento | 20,5 | 13 | 9,5 |