O ano de 2020 foi de grandes mudanças e adaptações, pelos impactos gerados pela pandemia da Covid-19.
Pânico, tristeza, medo e dor foram sentimentos presentes em meio a tantos desafios, sentimentos que testaram nossa capacidade de nos adaptar, e, ainda mais, nos deram a oportunidade de cumprir nossa missão de cuidar e salvar.
Participamos das alegrias dos nossos clientes e médicos que se recuperaram da doença e da tristeza pelos que perdemos. Mesmo em meio a tantos desafios, nossa equipe de médicos, colaboradores assistenciais e administrativos estiveram prontos e próximos dos nossos clientes.
Para fazer frente aos desafios gerados pela pandemia, o Presidente da cooperativa instaurou um Gabinete de Crise, formado por vários profissionais, inclusive médicos e representante do Conselho de Administração. Este gabinete atuou diligentemente durante o ano de 2020 e como resultado foram realizadas várias iniciativas para o enfrentamento da Covid-19.
No início da pandemia a cooperativa instituiu o serviço de teleconsultas, serviço de orientação profissional sobre Covid, ampliou as funcionalidades do “aplicativo do cliente” e instalou ferramenta para melhorar o atendimento virtual ao cliente.
Para evitar o atendimento presencial para obtenção de autorizações, implantamos um sistema online em que os médicos fazem as solicitações de serviços e os clientes recebem por SMS e no aplicativo a guia já autorizada, que vai direto para o prestador de serviços.
O laboratório da Unimed inovou criando um acesso exclusivo para atender os clientes com síndromes gripais ou com Covid.
A Unimed também flexibilizou as regras de autorizações de testes para Covid-19 e integrou operacionalmente as áreas assistenciais (Pronto Atendimento e Laboratório) para dar atendimento rápido e preciso nos casos de clientes com sintomas.
Visto que durante a pandemia vários clientes se submeteram a cirurgias, a Unimed proveu também os testes necessários para saber se os clientes eram portadores da Covid-19.
Para ajudar os clientes a se manterem no plano de saúde, flexibilizamos os prazos para pagamentos de títulos em atraso, renegociamos contratos e prorrogamos vencimentos, permitindo assim a reorganização dos clientes durante o período mais crítico da crise.
Logo no início da pandemia, a Unimed contratou leitos exclusivos de UTI para garantir atendimento aos clientes Unimed em nossa área de ação.
Em 2020 percebemos grande interesse dos clientes pelo produto baseado na Atenção Integral à Saúde, o Unimed Pleno, que teve aumento de 23,2% – representando o produto com maior índice de crescimento. Trata-se de um conceito de atenção individualizada à saúde, que conta com a estrutura de um Núcleo especializado no gerenciamento da saúde dos clientes. Para fazer frente ao crescimento de clientes neste produto, a cooperativa adquiriu um prédio com amplas instalações que será inaugurado ainda no início de 2021.
A Unimed desenvolveu um sistema próprio para permitir o acompanhamento do cuidado de saúde de cada cliente que, após avaliação médica, recebe um plano individualizado de cuidado, de acordo com sua idade, histórico familiar e condições de saúde. Com esse sistema colocamos toda a expertise de cuidado em saúde a favor da prevenção de doenças e da promoção de saúde.
Para 2021 o cliente terá no aplicativo do cliente todas as informações sobre seu Plano de Cuidados, devidamente atualizadas, e poderá interagir de forma online com a equipe multidisciplinar da Unimed.
Em plena pandemia, 2020 foi um ano de muito trabalho, como demonstrado neste relatório.