GRI 102-14
Superação foi sem dúvida a palavra-chave de 2020. Em um ano atípico, ameaçador, desafiante e caótico, como foi desde o início da crise sanitária mundial causada pela disseminação de um vírus, tivemos que inovar diariamente na gestão.
Horas sem dormir, equipes inteiras deslocadas para o trabalho remoto, unidades temporariamente impedidas de funcionar, enquanto ainda faltavam suprimentos e EPIs para lidar com prevenção e tratamento no início da pandemia. O mundo parou e a crise se instalou, enquanto as estatísticas de infectados e mortos desenhavam curvas crescentes por toda parte.
Mas aprendemos rápido, pois era necessário enfrentar tamanha adversidade. Implantamos em tempo recorde, através do setor interno de Tecnologia da Informação, a telemedicina aprovada em caráter emergencial pelo CFM, para que nossos clientes não ficassem abandonados na quarentena e nossos cooperados tivessem condições seguras de trabalho. Além das teleconsultas, o Aplicativo do Cliente, também criado internamente pela Unimed Circuito das Águas, ganhou novas funcionalidades para facilitar a vida das pessoas. Informações sobre a prevenção e o combate ao coronavírus foram amplamente divulgadas em nossas redes sociais e disseminadas pelo aplicativo e demais canais de atendimento à distância.
Novos protocolos de atendimento foram adotados nas drogarias, laboratório, Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS) e Pronto Atendimento Unimed 24 Horas. Implantamos processos e adaptamos as estruturas de emergência e acolhimento para garantir a segurança de todos. Incansáveis negociações garantiram a viabilidade de tudo que foi necessário para enfrentarmos com altivez a temida Covid-19 e seus efeitos no mercado, no trabalho, nas cidades e no comportamento humano.
De repente nos vimos num mundo em que os relacionamentos acontecem à distância, as decisões são tomadas em reuniões virtuais, o trabalho em equipe é feito a partir da casa de cada um. Tudo de forma funcional, resolutiva e eficiente, graças aos esforços redobrados de dirigentes, conselheiros, cooperados e colaboradores extremamente profissionais, capacitados e dedicados.
Seguimos firmes em nossos propósitos, modernizando a cooperativa, com metas ousadas e sustentáveis. Reformamos a sede administrativa dentro de um novo conceito de cultura organizacional, que fomentará a colaboração e a inovação. Vimos concretizada a visão empreendedora dos cooperados, que em Assembleia aprovaram a aquisição de um novo prédio, que ampliará o NAIS, inclusive com serviços de Fisioterapia, Condicionamento Físico, Ultrassonografia, aplicação de medicamentos, dentre outros. Migramos definitivamente para a era digital, com um ecossistema de atendimento que minimiza o uso de papel e agiliza os processos em todas as pontas, inclusive nos consultórios médicos e na rede credenciada.
Nunca trabalhamos tanto ao mesmo tempo em que aprendemos e tivemos que nos adaptar. A verdade é que um furacão chamado 2020 chegou e nos tirou todos da zona de conforto, exigindo reflexões e crescimento. E nossos resultados mais uma vez foram positivos, muito mais do que poderíamos esperar quando a crise de saúde pública se instalou. Vencemos pelo comprometimento com o cooperativismo, a dedicação pela vida, a força do juramento ético e a resiliência da natureza humana.
Não esperamos que o ano de 2021 seja fácil nem simples de ser vencido, mas com a garra, a vontade de trabalhar, a visão de futuro e o comprometimento deste grande Time que se chama Unimed Circuito das Águas, temos a plena convicção de que traremos mais soluções e menos dificuldades.