11 – Glossário

Princípios do Cooperativismo

Sete Princípios estabelecidos para guiar os cooperativistas ao redor do mundo. São os mesmos desde que foi fundada a primeira cooperativa da história, em 1844:

Adesão voluntária e livre

As cooperativas são abertas para todas as pessoas que queiram participar, estejam alinhadas ao seu objetivo econômico, e dispostas a assumir suas responsabilidades como membro. Não existe qualquer discriminação por sexo, raça, classe, crença ou ideologia.

Gestão Democrática

As cooperativas são organizações democráticas controladas por todos os seus membros, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões. E os representantes oficiais são eleitos por todo o grupo.

Participação econômica dos membros

Em uma cooperativa, os membros contribuem equitativamente para o capital da organização. Parte do montante é, normalmente, propriedade comum da cooperativa e os membros recebem remuneração limitada ao capital integralizado, quando há. Os excedentes da cooperativa podem ser destinados às seguintes finalidades: benefícios aos membros, apoio a outras atividades aprovadas pelos cooperados ou para o desenvolvimento da própria cooperativa. Tudo sempre decidido democraticamente.

Autonomia e independência

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas por seus membros, e nada deve mudar isso. Se uma cooperativa firmar acordos com outras organizações, públicas ou privadas, deve fazer em condições de assegurar o controle democrático pelos membros e a sua autonomia.

Educação, Formação e Informação

Ser cooperativista é se comprometer com o futuro dos cooperados, do movimento e das comunidades. As cooperativas promovem a educação e a formação para que seus membros e trabalhadores possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes. Além disso, oferece informações para o público em geral, especialmente jovens, sobre a natureza e vantagens do cooperativismo.

Intercooperação

Cooperativismo é trabalhar em conjunto. É assim, atuando juntas, que as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados. Sejam unidas em estruturas locais, regionais, nacionais ou até mesmo internacionais, o objetivo é sempre se juntar em torno de um bem comum.

Interesse pela comunidade

Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades é algo natural ao Cooperativismo. As cooperativas fazem isso por meio de políticas aprovadas pelos membros.

Fundamentos da Gestão para a Excelência

Conjunto de valores e princípios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG):

Pensamento Sistêmico

Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

Compromisso com as Partes Relacionadas

Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, numa perspectiva de curto e longo prazos.

Aprendizado Organizacional e Inovação

Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

Adaptabilidade

Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

Liderança Transformadora

Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos; mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

Desenvolvimento Sustentável

Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

Orientação por Processos

Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

Geração de Valor

Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas.

ODS Objetivos Globais do Desenvolvimento Sustentável

ODS 1 Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 2 Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

ODS 3 Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 4 Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 5 Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 6 Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

ODS 7 Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

ODS 8 Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

ODS 9 Construir infraestruturas robustas, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

ODS 10 Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

ODS 11 Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resistentes e sustentáveis.

ODS 12 Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

ODS 13 Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

ODS 14 Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15 Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

ODS 16 Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS 17 Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

PG – Pacto Global

O Pacto Global é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas – ONU e tem 10 Princípios, organizados em 4 eixos: Direitos Humanos; Trabalho; Meio Ambiente; Corrupção.

PG 1 Princípio 1: As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e

PG 2 Princípio 2: As empresas devem certificar-se de que não são cúmplices de abusos dos direitos humanos;

PG 3 Princípio 3: As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

PG 4 Princípio 4: As empresas devem apoiar a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

PG 5 Princípio 5: As empresas devem apoiar a erradicação efetiva do trabalho infantil; e

PG 6 Princípio 6: As empresas devem apoiar a eliminação da discriminação no emprego e ocupação;

PG 7 Princípio 7: As empresas devem adotar uma abordagem preventiva para os desafios ambientais;

PG 8 Princípio 8: As empresas devem desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e

PG 9 Princípio 9: As empresas devem incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente sustentáveis.

PG 10 Princípio 10: As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.